A prisão do goleiro Bruno, assim como a do casal Nardoni mostra o quanto o público se envolve e o quanto esse envolvimento é mais emocional do que racional.
Isso é demonstrado na chegada dos “acusados” a delegacia. O público se aglomera para apreciar o “espetáculo” e todos começam a xingá-los de assassinos e outros palavrões, que não vou me atrever a descrevê-los aqui.
Quando o ser humano está em bando fica extremamente corajoso, principalmente quando sabe que a sua vítima está impossibilitado de reagir.
Gostaria de vê-los agredindo frente a frente, sem a “proteção” dos policiais.
O ser humano tem ficado cada vez mais covarde. Adora se esconder e falar por trás, mas enfrentar que é bom...
Como professor, tenho presenciado cada vez mais isso. Nas reuniões de professores das quais tenho participado nos últimos anos, os professores, que deveriam ser exemplos de participação, contestação, crítica e coragem tem, cada vez mais, enfiado a cabeça no buraco como avestruz e fugido das responsabilidades da vida em coletividade.
Falar sobre ética é fácil, o difícil é lutar para que ela seja alcançada em seu pequeno universo, em casa e no trabalho. Defendendo as pessoas que são vítimas de perseguições por caprichos individuais de colegas e/ou chefes.
A sociedade reflete esse comportamento e, como já disse, as escolas são o espelho da sociedade.
A exigência de princípios éticos se faz necessário, ou então que cada um assuma as conseqüências da permissividade e aceite agressões de todas as partes. Coisa que agrada quem tem o poder nas mãos. A bagunça sempre favorece quem detém o poder.
Afinal de contas, depois pode manipular as penalidades das agressões da maneira que quiser. Era assim na ditadura militar e vai demorar a alterar a situação.
Vivemos em uma sociedade de covardes que preferem continuar em sua zona de conforto a alterarem a sua própria realidade. Ainda mais quando, mesmo acreditando estarem certos, é escancarada sua podridão interna.
É como eu digo: “O ser humano está cada vez mais ser humano”.
Copyright "©" 2010 preservado todos os direitos do autor.
Copyright "©" 2010 preservado todos os direitos do autor.

A escola que eu estou tem um grupo bem pequeno, mas é bem unido.
ResponderExcluirEstou super satisfeita.